segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Planos 2015

A pergunta que não quer calar, quais os meus planos para 2015?
Pois é, não tenho planos pra 2015, porque ainda não descobri qual é o sentido da vida (sem zoeira). Tive alguns insights durante as férias, mas nada que me desse aquele estalo...

Sei que quero viajar mais, fazer mais photoshoots, abrir mais presentes (post anterior), mas ter um projeto de vida mesmo é uma folha ainda em branco.
Sinto que antes de começar qualquer coisa, preciso organizar. Parece que a inspiração foge se tudo não estiver em ordem... Foi o que aconteceu ano passado, onde tudo ficou a toque de caixa, apesar do bom balanço final. 

Mas quero aproveitar esse "milagre da virada de ano", onde nossas forças e esperanças se renovam, para implementar o famoso trio "organizar - planejar - executar". Confesso que minha fase favorita é a do meio, e a mais chata é a primeira, porém, cada fase necessita da anterior para atingir todo seu potencial.
Existem muitas áreas da minha vida, que vai do físico ao mental, do ambiente em que vivo às atividades cotidianas, que necessitam de uma verdadeira faxina!
É com esse espírito que reúno meu exército de caderninhos e volto a pensar com a ponta do lápis!

Resumindo bem toscamente o que significa cada fase, segue:

1. ORGANIZAR
Reunir tudo que se tem, jogar tudo que não se usa, riscar tudo que já foi feito, listar tudo que sobrou, organizar tudo que se usa de forma a localizá-los rapidamente e identificar tudo que falta ter e fazer.

2. PLANEJAR
Estabelecer as metas e o que fazer para atingi-las, com os recursos identificados na fase anterior.

3. EXECUTAR
Seguir o que foi planejado na fase anterior. Essa etapa chega a ser quase braçal dependendo do nível de planejamento. Por outro lado, sem as etapas anteriores, eu não sei nem por onde eu começo e acabo largando muita coisa pra trás.

É possível realizar metas sem seguir nada disso? Óbvio que sim (e eu faço isso quando estou com preguiça), mas acho que acabamos gastando mais, e deixando tudo mais bagunçado e confuso para atividades futuras, e aí fazemos as coisas em cima da bagunça mesmo, remendamos, acochambramos e tudo vira uma bola de neve.
Quero parar minha bola de neve!

Então é issae, vamo que vamo e bora que bora!

3 comentários:

  1. Temos sempre planos e projetos a serem realizados, mas muitas vezes nos deparamos com o inesperado, aí então precisamos lidar sempre com os imprevistos. Organização e disciplina, acredito que são os trunfos principais para as tarefas do nosso cotidiano.

    Vamos lá com 2015 a toda!

    ResponderExcluir
  2. Bora que bora moça.
    Ainda estou rabiscando no bloquinho.

    ResponderExcluir
  3. Well, esse ano quero leveza! Quero viagens! Ainda não fiz minha lista de 2015! Com planejamento tudo fica mais fácil! Bora quebrar tudo esse ano!!!

    ResponderExcluir