segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Tipos de Fotografia

Olá amiguinhos, antes de eu me adentrar nas reviews das minhas novas lentes quero fazer um resumo sobre os principais tipos de fotografia. Sim, os principais, porque existem muitos... Cada tipo de fotografia pede diferentes técnicas e equipamentos, quando feita para fins profissionais. Mas quando o intuito é diversão, todo equipamento vale.

Paisagem (Landscape): Tirada em ambientes externos, para capturar o cenário ao seu redor. Seja uma selva natural ou uma selva de pedras. Aliás, quando a paisagem é totalmente urbana, costumam apelidar de "cityscape".

O sol se pondo em minutos e eu andando pra lá e pra cá pra pegar um bom ângulo entre as árvores...

Rua (Street Photography): A rua é um dos lugares onde as coisas mais inesperadas podem acontecer. Tranquilas ou agitadas, é um dos estilos favoritos dos fotógrafos urbanos.

Uma das minhas fotos de rua favoritas.

Retrato (Portrait): Retrato de pessoas, retrato de família, de desconhecidos na rua. Retrato de bichinhos também vale, afinal eles fazem parte da família! Retratos podem ter desde uma natureza mais descontraída até uma mais filosófica. 

Mãe churrasqueira.

Vida Selvagem (Wildlife): Vai desde as florzinhas e passarinhos do seu quintal até os leões das savanas africanas. 

Eu estava fotografando um roedor quando um pavão entra na frente e quase vira photobomb...

Arquitetura (Architecture): Casas, prédios, museus, estações, templos, ruínas, enfim, tudo que tiver estrutura e decoração interessante pode figurar nesse tipo de fotografia.

Rodooooondo... Pena que eu não tenho Fish Eye... :(

Viagem (Travel): Reúne um pouco de tudo, paisagem, arquitetura, vida selvagem, rua... Por isso é interessante ter equipamentos versáteis já que ninguém deve adorar andar o dia inteiro pra lá e pra cá com toneladas de equipamento. A maioria dos viajantes vai de compactas e celulares mesmo! (eu inclusive)

O camelódromo de Naha. Mas eu ficaria horas nesse camelódromo... XD

Esporte (Sport): Já repararam como fotógrafo de esporte está quase sempre com uma bazuca na mão? Além de rápidas, as lentes devem ter um grande alcance, por isso o uso de tanto vidro. Já para esportes radicais muita gente curte usar câmeras ultra-wide como a GoPro, porque dá um efeito tchans...

Rodopiando... congelado!

Festas e Eventos (Events): Festas e eventos podem ocorrer tanto em ambientes abertos como fechados, de dia ou de noite, e por isso acabam pedindo uma vasta gama de equipamentos, todos móveis, pois o fotógrafo terá que se deslocar até o local.

Pessoal do taikô na Festa das Tradições.

Casamento (Weddings): Aqui entra o ganha-pão de uma boa parcela dos fotógrafos, porque hoje em dia todo mundo contrata profissionais para registrar esse importante momento (!). Como é um trabalho que depois vai gerar um álbum impresso, é preciso equipamentos que obtêm fotos de qualidade. 

Pasmem: nunca fotografei casamento! Vai um convite pra representar... :P

Moda e Produto (Fashion/Still): Aqui entram equipamentos bem mais parrudos, geralmente costumam usar câmeras de médio formato, principalmente na área de moda, porque é preciso nitidez e qualidade de imagem impecável. Normalmente feito em estúdio, este tipo de fotografia faz uso pesado de luz artificial: flashes, rebatedores, difusores, etc.

Vai luz natural do quintal mesmo... :P

Comida (Food): Quase uma subcategoria de produto, só que só com comestíveis. Eu diria que as técnicas para produto e comida são bem semelhantes, pois tentam convencer as pessoas pelos olhos...

Vai um bentou aí? Direto de Asakusa!

Macro: Fotos tiradas em super close, mostrando o objeto em pequenos detalhes. As mais elaboradas requerem lentes especiais, chamadas lentes macro. Elas são lentes de aumento e capazes de obter foco mesmo a poucos centímetros de distância do objeto.

Ok, não usei lente macro. Ma é o que tem pa hoje. (Parece crocante)

Ainda tem fotografia noturna, fotografia aérea, fotografia aquática, fotojornalismo, etc, etc, etc mas aí o post fica imenso...
Bem, por ora meus estilos favoritos são Paisagem, Viagem, Retrato e Vida Selvagem. Sinto tendências também de gostar de Street Photo pela imprevisibilidade do ser humano (uma vez vi um casal de velhinhos japoneses atravessando a rua rindo e de mãos dadas, o que eu não daria pra ter clicado a cena). Arquitetura e Esporte curto mais ou menos, Moda e Produto não rola porque precisa de estúdio. Festas e Eventos depende, Casamentos nem pensar. Comida e Macro acho interessantes também.
E você? Qual seu estilo favorito?

6 comentários:

  1. Huahaha...nem sua mãe escapou da sua lente...rsrsrs...belíssimas fotos hein...se vc não é profissa tá faltando mto pouco...eu tbm fui nesse camelódromo de Naha...mto legal...vc ouve as obassans falando utinaguti já q os jovens okinawanos não conhecem a língua hj em dia...é mto pouco usada em Okinawa...só os mais antigos falam...se bobear sabemos mais que eles...rsrsrs...Ah...meus estilos preferidos são Paisagem, Arquitetura, Comida e Viagem...(Quero viajar de novooooooooooo...rs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah não, pra profissa tá faltando 1000 horas de prática... XD
      Foto de viagem é divertido... parece que estamos fazendo história. Mas qualquer passeio é proveitoso pra mim. Momento feliz! :)

      Excluir
  2. Fotos comerciais de propaganda, moda, revista eu raramente gosto porque passa uma coisa falsa, artificial e fria, mesmo quando são de humor. As de landscape também não me empolgam por mais bonito que seja o cenário. Talvez porque simplesmente esteja lá...

    O que eu curto são fotos de qualquer estilo com um quê a mais. Aquele tempero que as diferenciam de tantas outras.
    Pessoalmente eu gosto de fotografar pessoas agindo naturalmente, sem intervenção do fotógrafo. E claro, cosplays. Eventos são um prato cheio para mim porque são muitas cores, pessoas e interesses concentrados num lugar.

    Sempre comentei que se um dia eu for me casar com festa, serão os meus amigos que vão fazer a cobertura fotográfica. Provavelmente vai ficar diferente de todos os álbuns de casamento comerciais, artificiais, falsos e frios, o que me deixaria muito satisfeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não considero landscape uma coisa tão trivial, só apontar e clicar. É difícil compor, pegar um ângulo diferente do de milhares de outros fotógrafos, e dependendo do horário é outra paisagem, é algo vivo por si só. Por isso eu curto muito. Quanto a moda e produto concordo, é bem artificial.
      A rua acho legal pela espontaneidade também, assim como retrato. Desafio pra mim seria conseguir isso quando sou eu a retratada, já que eu não consigo ver nem compor... XD
      Sua festa de casamento fotografada pelos seus amigos certamente ficará interessante.

      Excluir
  3. A selfie se enquadraria na categoria retrato ou seria "novo estilo"? tehehe Pq cá entre nós, tirar selfie, na minha opinião, é muito brega.

    Acho que pra mim, tirar fotos estilo paisagem e arquitetura são mais fáceis pq só depende do fotógrafo em tirar uma boa foto, pois são estáticas, sem se preocupar com a cara das pessoas borradas ou anti-fotogênicas, além de ter todo o "tempo" necessário para bater fotos até achar de bom agrado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Selfie deveria ser uma categoria à parte mesmo, kkkk!! Algumas realmente ficam bem bregas, mas tem muita gente que se sai bem em selfies em qualquer lugar, com qualquer celular (inclusive com uma ultra grande angular que é a gopro), afff!!! Que inveja.

      Paisagem é o meu atual desafio, porque já estive em muitos lugares bonitos, alguns de tirar o fôlego até, mas eu não gostei das minhas fotos, parece que não fizeram jus ao lugar. Pessoas então, pior ainda... Mas o importante é registrar e se divertir, afinal.

      Excluir