quarta-feira, 8 de abril de 2015

Skill

Faz tempo que eu não escrevo um post mais reflexivo, e eu sinto falta disso direto. Atualmente não tenho contato pessoal com ninguém adepto do "papo cabeça"... (:P)
Eu gosto de falar besteiras e papo-furado, mas eu sou essencialmente uma pessoa analítica e que precisa de vez em quando alimentar minha inteligência e capacidade reflexiva. 

A reflexão de hoje é sobre habilidades. Não sei se é com todo mundo, mas eu sinto a necessidade de sentir progresso em habilidades. "Encontre a voz interior" é o tema principal de um dos livros que eu tenho (que eu comecei e não terminei ¬.¬). O autor diz que todas as pessoas têm sua voz interior e que podemos ajudá-las a encontrar essa voz. Mas como é então, que eu não sinto ninguém próximo a mim buscando essa voz, pra trocar ideias comigo? Por que não consigo me identificar com ninguém em termos de evolução pessoal? Ou livro está equivocado ou ninguém sabe se expressar em relação a isso.

Quais são suas aspirações não financeiras/materiais/afetivas? Às vezes me irrito com pessoas só falando de dinheiro, consumo e carência, a vida tem muito mais atrativos do que isso.

Gostaria de saber quais de vocês tem um desejo de ajudar outras pessoas, de alguma forma, em qualquer área? Como fazem ou pretendem fazer isso? 

Eu sinto a necessidade de desenvolver mais e mais habilidades e de alguma forma, ensinar tudo que eu sei... Mais especificamente, mulheres. Pretendo por ora apenas ter um blog, pois é o que minhas condições permitem no momento. Eu gosto muito de escrever, expressar e polir minhas ideias, disso eu não tenho dúvidas.

Sinto que tenho potencial para múltiplas habilidades, mas nem sempre consigo desenvolver os que tenho maior interesse no trabalho ou na minha vida cotidiana. Então acabo direcionando eles para os hobbies. Por isso às vezes fico meio ausente, meio saturada de assuntos repetitivos.

Eu acho que a gente passa por duas fases que se alternarão espontaneamente ao longo da vida:
1. A fase adaptativa: É a necessidade que temos de nos adaptar ao mundo, ao ambiente e às pessoas ao nosso redor. É a fase que nos tornamos como as outras pessoas.
2. A fase "diferenciativa" (não achei outro termo!): É a necessidade de sermos nós mesmos, de ser algo que nos torna diferente dos outros. (find your spot and do what you love) 

Eu creio que me encontro nessa segunda fase, de me encontrar, de encontrar pessoas parecidas, de sair da multidão e do comum...

9 comentários:

  1. O ser humano é o ser vivo que mais se adapta conforme a música, então, todos nós temos a capacidade de adaptação e adequação de lugares, vivências, culturas e sociedade locais, o que vai diferenciar um ser do outro é o tempo de adaptação, mas isso só se constrói com a paciência e a persistência, evitando ficar comparando com as outras pessoas. Cada um tem as suas virtudes e defeitos, o que cabe a nós, é conhecermos, admitirmos nossos defeitos e tentarmos melhora-los com muita humildade e paciência, sem nos abalar com os grandes obstáculos da vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que eu escrevi sobre a adaptação do ser humano neste post, escrevi como fato. É o que as pessoas tentam fazer quase o tempo todo. O que as tornam cada vez mais comuns e acaba fazendo-as abrir mão de seus próprios sonhos para ser como os outros. O que busco como inspiração são aqueles que transcendem o comum, aprimorando suas habilidades particulares, é o diferencial. Isso independente de suas virtudes e defeitos.

      Excluir
  2. Todos temos hábitos q devem ser abandonados e outros aprimorados, cabe a cada um identificá-los. Entendo que a evolução/superação se apresenta qdo algo lhe incomoda...daí vem a VONTADE de desenvolver suas habilidades para uma realização pessoal/profissional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, algo que incomode é sempre um dos principais pontos de partida para se desenvolver habilidades...

      Excluir
  3. pois é menina, engraçado que estava pensado em escrever sobre isso... Estou numa agonia. Numa busca. Não é de consumo, porque já troquei o carro. Não é de carência por que já adotei o cão... Fico me perguntando o que falta. é um incômodo grande.... Talvez seja uma busca de habilidade? sim... ou de aperfeiçoamento de alguma habilidade? talvez... As vezes é só viajar mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, pior do que faltar algo é não saber o que falta... Mas eu às vezes me divirto com qualquer coisa, inclusive com buscas aleatórias... Foi sempre assim que as surpresas aconteceram...

      Excluir
  4. Ah moça, nem tenho mais como falar sobre essas coisas. Eu corri atrás disso até encontrar algo que me deixava completo, daí larguei todas as buscas e estava satisfeito. Agora tendo que retomar essa procura é um desânimo total. Atualmente tô na fase de encomenda o caixão, haha.

    Estou numa tentativa mixuruca de desenhar melhor e passar o conhecimento adiante, mas uma infelicidade massiva nas costas não me ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Credo Kodi. Bem, eu entendo o seu lado (por mais que não acredite) porque eu aprendo ao longo da vida, e só espero que a vida te surpreenda.
      Eu só não aposto minhas fichas na completude, porque a vida é uma eterna busca. Com pausas (curtas e longas) e tudo mais, mas sempre haverá algo a buscar porque o mundo sempre se transforma.
      Desenhar (e tudo que é arte) é algo 100% emocional, então não é fácil nessas condições (exceto pintores impressionistas). Se quiser trocar ideias me chame.

      Excluir