segunda-feira, 27 de abril de 2015

Candy Wishes

Hoje o post é sobre minha outra conta no Instagram - aquela sobre makes e cosméticos. Senta que lá vem a história.

Minha intenção era divulgar só mais pra frente, mas resolvi antecipar, pois meu tempo tem ficado mais escasso por conta deste hobby, que encaro como "trabalho não remunerado". O intuito por ora é ganhar experiência em mídias sociais, fazendo parte e aprendendo junto com a comunidade. O início é difícil, lento e a gente fica muito insegura e hesitante. Então esperei ao menos sair da primeira marcha para divulgar e comentar melhor. 

Existe um nicho dentro da internet - comandado pelas blogueiras - onde se trocam muitas informações sobre o mundo da beleza: maquiagem (produtos e tutoriais), cosméticos, moda e decoração. É por este meio que a gente fica conhecendo marcas, produtos, e técnicas que não conhecia antes. Seguidoras desta comunidade chegam a saber mais sobre produtos do que vendedores de lojas! Quando um novo produto chega ao mercado brasileiro, já foi febre na internet muito antes.

Tendo este desejo de fazer parte da comunidade plantado em mim desde 2009-2010, eis que em janeiro de 2015 surge o Candy Wishes. Nas fotos, o fator "eyecandy" (doce para os olhos). Nos bastidores, a correria. Uma única foto pode levar até 6 horas entre a pré-concepção e a pós produção. As de produtos são rápidas, levam cerca de uma ou duas horas (se eu estiver inspirada). Mas as de make são um parto. É preciso luz do dia, horas de produção e sessão de "photoshoot doméstico", por isso não faço muito esse tipo de foto. Tudo porque penso que são necessárias fotos de qualidade - e sobretudo veracidade - para ganhar a confiança dos seguidores.

Fotos de produto.

Photoshoots, swatches e makes.

Por que eu escolhi essa plataforma primeiramente e não um blog: 

- Pertence ao fundador da mídia social mais populosa do planeta: Mark Zuckerberg.
- É feita para celular, o que simplifica a infraestrutura no lado do usuário e tem o fator "posso ver na cama, no ônibus, no restaurante".
- As visualizações são imediatas uma vez que você utilize hashtags (#tags) apropriadas.
- Eu já tinha alguma experiência com minha conta pessoal @adriane_k, que serviu de aprendizado para eu criar a @candy.wishes.
- Mais de 75 milhões de usuários ativos.
- O Brasil está entre os Top 10 países que mais populam o instagram:
01) United States
02) Japan
03) Brazil
04) Spain
05) Germany
06) United Kingdom
07) Russia 
08) Italy
09) Mexico
10) Canada
- Porcentagem de usuários do sexo feminino: 49%.

Acho que os brasileiros estão muito presentes nas mídias sociais e muitas empresas ainda estão marcando touca. Por exemplo, minha foto de batons da Maybelline tiveram mais likes que os da própria Maybelline Campinas (eu não copiei não, o meu foi postado beeem antes), que tem quiosques nos 2 maiores shoppings da cidade e 4 vezes mais seguidores que eu...

Ai se eles me pegam falando isso... XD

Algumas marcas já curtiram algumas das minhas fotos, a NYX-BR já repostou uma foto minha. Algumas marcas não dão a mínima, outras apoiam suas seguidoras! 

Ter o público brasileiro como alvo também não é má ideia: as brasileiras ainda estão engatinhando nessa área, se comparado às americanas. Portanto, é um mercado onde ainda dá para oferecer algo. Entre as americanas, que têm acesso a muito mais produtos (ou mesmo as asiáticas), eu não teria a menor chance... :P

Candy Wishes ainda está em seu embrionário quarto mês, com média de 2/3 fotos por semana e a meta é ter 200 seguidores espontâneos até o fim de junho, 500 até o fim de dezembro e entrar na casa dos 1K no ano que vem. Não são metas agressivas se for ver, mas quero ter tempo pra outras coisas (mentira, ela só consegue se dedicar a 1 hobby). Onde quero chegar? Onde o insta me levar! :P Mas pelo que andei lendo, até 2018 esta plataforma vai crescer ainda mais.

6 comentários:

  1. Pelo que entendi, seu hobby agora está se transformando em trabalho-prazeroso não-remunerado, mas creio que com o seu entusiasmo de empreendedorismo, você possa utilizar de seu trabalho-hobby em um nicho comercial, usando as mais atuais plataformas tecnológicas, como facebook, instagram, twitter, etc... para divulgar e quem sabe comercializar os produtos, né?

    Divulgação é o primeiro passo. Com o tempo, o nicho vai crescendo e quem sabe, um hobby como o candy wishes não se torna empreendedorismo. ne. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, dessa vez não consigo ter a menor visão de onde isso vai dar. Vou simplesmente tocando com empenho e entusiasmo e entrando numa área que eu raramente pratico: o imprevisível. XD

      Excluir
  2. Hum...que legal...espero que vc colha os frutos em breve e ganhe os produtos pra fazer resenhas...no seu caso já pensou em assinar a glam box? Todo mês viria lançamentos de diversas marcas...se eu não me engano acho q a assinatura mensal tá em torno de 50 e poucos reais...acho q eu me empolgaria pra fazer outro insta sobre origamis e artes em geral...sucesso na sua nova empreitada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vixe... nem vou esperar gahar... Quanto a glambox, vi alguns reviews e não achei que compensa. Nem tudo é lançamento e tem produtos que vem quase vencendo...
      Quanto a fazer outro insta, dê uma olhada nas contas desse nicho pra ver como funciona. Se for realmente fazer eu tenho várias dicas. Obrigada!

      Excluir
  3. Que bom que você tem gás e está tendo um bom retorno. Manda ver!

    ResponderExcluir