sexta-feira, 9 de agosto de 2013

O Desabrochar das Cerejeiras

"The perfect blossom is a rare thing. You could spend your life looking for one, and it would not be a wasted life." (Katsumoto em "The Last Samurai")


Oh!!! Tom Cruise!!! *_*

Saudações! Hoje o assunto é literalmente floral: as famosas sakuras (flor de cerejeira)!

No Japão, a floração das cerejeiras são apreciadas de norte a sul do país, começando em janeiro em Okinawa ao sul, avançando para Kyoto e Tokyo no fim de março e começo de abril e finalmente chegando em Hokkaido ao norte, em meados de abril. (fonte: wikipedia)

Durante os festivais (matsuris) que ocorrem em diversos templos e parques, pessoas de todas as idades e classes apreciam as sakuras, essas flores delicadas, suavemente rosadas, sentando-se à sombra delas e, com sorte, se banhando numa chuva de pétalas. (Que lírico!) A floração das cerejeiras atraem a atenção e a admiração de milhares de turistas todo ano no arquipélago japonês. Quem sabe um dia eu possar fazer isso também, japanese style! Quem topa me acompanhar levanta a mão! o/

No Brasil não é tão comum termos cerejeiras porque o nosso clima é muito quente. Mas existem várias cidades ao sul e no estado de São Paulo que realizam a Festa da Cerejeira anualmente. No último dia 04 nós visitamos o Parque do Carmo, na capital paulista, para ver de perto essas flores que a gente vê tanto em animes e filmes japoneses! Havia muita gente disputando um lugar para fotos mas, com paciência, era bem possível.



Mas as cerejeiras dão cerejas? Há, boa pergunta... Nem todas, pequeno gafanhoto! Segundo wiki, algumas espécies são frutíferas, outras são produtoras de madeira nobre.

Até mais cherries! ^.^

9 comentários:

  1. Existe uma área verde aqui perto onde velhinhos jogam gateball nos finais de semana. Passei várias vezes por aquelas calçadas e via árvores floridas do outro lado da grade. Depois que as flores caíram me contaram que eram sakuras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sampa até que tem um clima propício... Por estranho que pareça é uma das cidades mais frias do estado...

      Excluir
    2. Eu que sou todo japonesque ainda vou querer tirar uma foto de Sakura daquelas de enquadrar.

      Excluir
  2. Ah sim, essas fotos que você tirou estão bem épicas. Rolou um flare hexagonal na primeira e nas outras têm um quê de névoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha... Eu ainda não sei bem como faz pra ter flare, já tirei umas fotos com umas flares bizarras, mas não tenho a menor idéia de como funciona, hahaha.

      Excluir
    2. Eu também não sei, não. Haha. Só noto que acontece apontando a câmera pra luz.

      Excluir
  3. Sakura é linduuu...mas linduuu q Sakura só o Tom...rsrsrs...mas estar em contato com a natureza faz um beeem...só lamento q em todos os festivais sempre haverá muvucaaa...ó céus...as fotos ficaram profissaaas \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, até no Japão é assim, turista pra todo lado... Nossa, meu sonho um dia conhecer paisagens floridas sem tanta gente... XD

      Excluir
  4. Tenho saudades das sakurás do Nihon. Mas os daqui também são bonitos. Aqui perto de casa também tem algumas sakurás que ficaram belas. :)

    ResponderExcluir