sábado, 19 de setembro de 2015

Chile 2015 Parte 2: Aventura gelada nas Cordilheiras

Frio! Muito frio! Nosso primeiro passeio guiado no Chile (Sousas Tour) foi numa sexta-feira para as estações Farellones e Valle Nevado, na Cordilheira dos Andes. O dia estava ensolarado, mas a temperatura nas montanhas era em torno de -3/3 °C.
Logo antes de pegar a estrada para Farellones, passamos numa loja para alugar roupas de frio, casaco, calça, luva e botas, tudo impermeável. Marinheiras de primeira viagem em região nevada, acabamos alugando tudo com medo de passar frio, mas se um dia voltarmos para a neve, levaremos nossas próprias roupas (próprias para neve, claro) e não alugaremos nada. As luvas acabamos nem usando porque não dava pra fotografar com aqueles trambolhos... Uma luva de lã serve muito bem.

Estar bem alimentado e hidratado (leve água) também é fundamental, pois o ar nas montanhas a mais de 2Km de altitude é rarefeito, além de frio, e a gente perde energia muito rápido. Outros itens obrigatórios: filtro solar fator 50 e óculos de sol. Vai por mim, tudo isso é essencial para sobrevivência! :p

Bem, estando adequadamente equipado e preparado, é aproveitar e curtir a beleza única da mais extensa cordilheira do planeta!

 
Me sentindo uma explorer de missão científica! 

No caminho para Farellones, paramos num mirante para observar a paisagem ao redor, que ia ficando cada vez mais branca!

Após subir montanha acima passando por 40 curvas íngremes, chegamos ao vilarejo de Farellones.

Para nós que estamos acostumadas a subir e descer a Serra do Mar (São Paulo - Santos), a parte das curvas até que foi tranquila.

Havia poucos turistas nos teleféricos, a sensação era de estar flutuando sobre um silencioso deserto branco!

Hora de seguir adiante, a caminho de Valle Nevado. Nosso guia coloca corrente nas rodas, itens obrigatórios para subir por caminhos congelados.

 O ponto alto de uma viagem para o Chile: O Valle Nevado, um ski resort localizado a 3000m de altitude na Cordilheira dos Andes.

Repondo as energias com torradinhas e guacamole, antes de servirem uma sopa num dos barzinhos do Resort.

Galera mandando ver no ski. Para isso não tínhamos nem tempo, nem skill!

Na volta, uma rápida paradinha para apreciar a neve. Parece que no inverno ela vira a praia dos chilenos!

Pagando mico na neve. Turista pode!! :p


7 comentários:

  1. Valle Nevado foi muito massa. Qdo eu fui não tinha toda essa neve, pois fui na época que começou o outono, apesar de já estar bem frio. Claro, nos topos das montanhas já tinha neve. Se quiser, reveja meu post da foto que tirei lá no Valle Nevado. montanha marrom até vcs iriam estranhar nao? http://ochogeek.blogspot.com.br/2012/04/santiago-de-chile.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com ou sem neve, subir as Cordilheiras é uma aventura emocionante! E todas as precauções se aplicam, devido à altitude. Dizem que mesmo no verão as temperaturas chegam a 5 graus em Valle Nevado. Eu já tinha revisto seu post antes de viajar, afinal é sempre bom ver as dicas de quem foi! ^_^

      Excluir
  2. Subir as Cordilheiras foi surpreendente...uma experiência única...ver a neve de perto...rs...pena q foi td mto corrido como são com os passeios guiados...e ficou meu receio do frio e das curvas...chegando lá não tive o menor problema com as 61 curvas nem com o frio q pensei q fosse pior...não fosse a minha bota q estava furada foi td bem...ficar com a meia molhada não foi nada legal...mas faz parte das aventuras...mas como vc disse se for a outra região de neve eu mesma comprarei minhas próprias roupas e acessórios...sendo q as 3 camadas de cima eu já tenho! Nada como ir sempre bem preparada pra evitar o pior...isso só se adquire com as experiências de viagem! E a vista compensou qqr perrengue! Bora para a próxima aventura radical! Da próxima quero esquiar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa foi uma aventura mesmo! Foi bom pra ter experiência em temperaturas negativas. Bora esquiar na próxima aventura!!

      Excluir
  3. Gostei da foto de comida, pra variar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos a torradinha tava boa mesmo... Já o terracinho era tenso: fritando no sol e congelando na sombra. XD

      Excluir